quarta-feira, 28 de maio de 2014

Participação em redes


Redes sociais
             O desenvolvimento tecnológico, a noção de redes sociais se ampliou ao abranger um número de pessoas que vai até onde o interesse ou a conexão chegar, via Internet.
Com a velocidade da divulgação das mídias vem implicando  em uma disseminação, cada vez mais ampla e rápida, das informações que circulam na rede, a qual se organizou em  vários tipos de redes digitais, as chamadas sociais e as profissionais. As redes sociais são as utilizadas para trocar ideias com amigos, até desconhecidos, montar grupos, discutir temas, entre tantos outros assuntos. É tema livre.  Por sua vez, as redes profissionais assumem um caráter mais sério ao congregar pessoas da mesma área de atuação pela troca de ideias sobre temas específicos, currículos, entre outros.
            Muitos destacam as consequências que causa o uso das redes sociais, tais como o mau uso do vocabulário, fotos, relacionamentos perigosos e a falta de socialização fazendo com que o individuo deixe de lado o ambiente socializador.
Os aspectos ruis não devem encobrir as virtudes  pedagógicas das novas mídias.
O uso das redes sociais digitais pode ser tratado sob três aspectos: o excesso de informação; o uso ético na divulgação de ideias e informações e a manipulação exercida pelos sites de busca.
Ao pensar em excesso de informação surgem desafios sobre como separar o excesso de informação inútil do que realmente interessa; como garantir o respeito e a confiança nos integrantes da rede; como ser ético na divulgação de idéias e informações.
Visto que a rede social aceita tanto informações de cunho pessoal como discussões com formação de grupos específicos, a rede amplia seu leque de público. Alguns usam a rede como forma de contato pessoal, divulgando notícias de seu dia-a-dia, fotos, correntes etc. Outros fazem uso da rede para divulgar eventos, opinião política, defesa de posicionamentos, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário